ADVERTISING

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

DICAS PAR O COMPRADOR DE IMOVEIS

Comprador continuará dando as cartas no mercado imobiliário em 2016

0
1
Grande oferta de imóveis novos construídos nos últimos anos, dinheiro escasso e caro colocam a vantagem do lado de quem tem economias para comprar. Mas fechar negócio de um bem de valor alto e de financiamento de longo prazo exige muitos cuidados
Os juros estão altos e o dinheiro escasso, mas se você tem economias e necessidade de adquirir um imóvel, é possível fechar bom negócio. A posição vantajosa está do lado do comprador e deve continuar assim no próximo ano, aposta o economista Roberto Vertamatti, diretor da Anefac (Associação Nacional dos Executivos em Finanças, Administração e Contabilidade).
mercado imobiliário deve continuar com vendas bem aquém  do ano de 2013, que foi forte, com muito crédito, analisa o economista. A dificuldade do governo de fazer o ajuste das contas públicas e as incertezas políticas continuarão afetando a venda de imóveis, cuja produção esteve acelerada nos últimos anos.
Com muita oferta de imóveis novos, mas também de usados, é o caso de o comprador optar de acordo com seu bolso, evitando endividamento maior e por prazo mais longo. Sempre levando em conta fatores que oneram o orçamento como necessidade de reparos, de gastos com transporte no novo endereço, condições de segurança, possibilidades de valorização, valor de IPTU e do condomínio.
Se o imóvel for novo ou ainda em construção, todo o comprometimento de renda no futuro precisa ser analisado, especialmente por conta do ambiente econômico imprevisível. Parcelas intermediárias, de entrega de chaves, despesas com cartório, com transferência.
Vertamatti é conservador quando se trata de assumir despesas com prestações. Recomenda que não representem no total, considerando a inclusão de outros financiamentos assumidos, mais do que 30% da renda familiar. Os bancos estipulam esse percentual para limitar a prestação do financiamento habitacional, mas ele sugere que esse seja o montante representado por todos os gastos envolvendo juros. A preocupação faz sentido. Com as taxas cobradas, a população tem dificuldades de se livrar das dívidas. Setenta por cento das pessoas endividadas estão  em atraso com seus compromissos há mais de um ano.
Controlar os gastos e definir o quanto será empregado na aquisição de um imóvel, levando sempre em conta a relação entre o que cabe no bolso e as necessidades da família, é o o mais importante na tomada de decisão, alerta o economista da Anefac.
Outra dica importante no mercado imobiliário é pesquisar o histórico e a reputação da imobiliária, incorporadora,  construtora ou até pessoa física envolvida, no caso de negociação direta com o proprietário. A internet é um bom instrumento de pesquisa, mas é possível obter informações também em cartórios, Serasa.
Quem não tem dinheiro para dar de entrada, nem pressa, consórcio pode ser uma boa opção e pode sair de 5% a 10% mais barato do que um financiamento tradicional.
Dicas para compra de Imóveis
1- JUROS- Pesquisar taxas de mercado para decidir financiamentos
2- ORÇAMENTOS – Evitar dívidas acima de 30% da renda, incluindo prestação do imóvel.
3- TIPO DE IMÓVEL – Listar especificações do tipo de imóvel desejado e despesas fixas, como condomínio e IPTU.
4- FORMA DE PAGAMENTO – Analisar todas as opções de financiamentos (FGTS, permuta)
5- LOCALIZAÇÃO – Observar se a região é barulhenta.
6- INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS DISPONÍVEIS – Conferir se as características do imóvel atende ás necessidades.
7- COMPRA DE USADO – Considerar gastos com reparos.
8- COMISSÃO – Combinar quem pagará a corretagem.
9- PROPOSTA DE COMPRA – Ficar atento a detalhes da oferta e à negociações de itens.
10- SEGURANÇA – Pesquisar a reputação da imobiliária, construtora ou incorporadora.
11- INTERMEDIÁRIAS – Lembrar que, até a entrega de chaves, o saldo é corrigido pelo INCC e que as intermediárias são diferentes das parcelas.
12- PÓS-VENDA – Reservar dinheiro para o contrato, escritura, transferência e obras de acabamentos.
13- SEM ENTRADA – Contratar um consórcio pode ser uma opção.
14- PREÇOS – O comprador deve continuar no comando do mercado em 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário