ADVERTISING

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Melhor mes para comprar ou vender imoveis é janeiro

Janeiro: melhor mês para receber contatos de interessados em seus imóveis

Pois é, ao contrário do que pensam muitos corretores e imobiliárias ao diminuir suas operações no período de férias, janeiro é um mês de muita procura por imóveis, tanto por quem quer comprar quanto por quem quer alugar.
Você já tinha programado tirar suas merecidas férias no início do ano? PARE TUDO!
Neste post vamos mostrar para você porque deve fazer de janeiro um grande mês para seus negócios e como isso vai ajudá-lo a começar o ano com o pé direito!

Celebrate

Por que janeiro é um ótimo mês para anunciar imóveis na internet?

1. Muitas pessoas procurando por imóvel

Janeiro é um mês com alta procura por imóveis. Esta é uma tendência observada já há alguns anos, como mostramos na imagem abaixo. O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra o volume de buscas realizadas por um determinado termo em um período de tempo. Aqui fizemos uma pesquisa considerando o tipo de imóvel mais procurado pelos brasileiros, apartamentos de 2 quartos. Observamos que, no intervalo de dezembro de 2013 a janeiro de 2015, janeiro foi um mês de crescimento da procura, com muito mais buscas em relação a dezembro.
tendencia janeiro
Mas por que a busca por imóveis aumenta em janeiro? Temos alguns motivos principais para isso, entre eles:
  • Benefícios recebidos no final de ano: Em dezembro, as pessoas contam com uma verba extra, oriunda principalmente de 13º salário, bônus e participação em lucro de empresas. Estes valores são um recurso a mais para levantar o capital necessário para aderir a um financiamento ou para garantir a possibilidade de mudança breve.
  • Período de férias: Passadas as datas festivas de dezembro, quando todos estão envolvidos em celebrações junto com amigos e família, chega janeiro, mês em que muitas pessoas tiram férias ou entram em um ritmo mais lento. Desta forma, elas têm mais tempo livre para buscar imóveis.
  • Resoluções de Ano Novo: Pode parecer besteira, mas o início de um novo ano marca também um momento de tomar decisões sobre quais serão os grandes acontecimentos na vida de cada um para o período que está começando. E mudar para um novo lar está entre uma das principais resoluções de Ano Novo!

2. Mais visitas e mais contatos em portais imobiliários

Portais imobiliários como o VivaReal são o meio de busca preferido das pessoas que estão procurando imóvel na internet. Isso porque eles reúnem um grande volume de imóveis, possuem filtros que permitem personalizar muito a busca e também porque aparecem nos primeiros resultados para pesquisas feitas em buscadores como o Google.
Inclusive, por este motivo, os portais também têm uma alta muito significativa no número de visitantes no mês de janeiro. Nos últimos 3 anos, este crescimento de dezembro para janeiro variou de 45% a 65% e existe perspectiva de que nesta virada de ano não seja diferente: a alta de acessos deve ficar em torno de 50%.
O número de contatos enviados para os imóveis anunciados nos portais também cresce em janeiro. No VivaReal, ele aumenta em média 60% de dezembro para janeiro. Isso não significa que todos os anunciantes do portal observem este aumento de contatos recebidos para seus imóveis. Como em qualquer mês, recebem mais contatos aqueles anúncios que têm melhor qualidade, ou seja, possuem variedade de boas fotos; descrição e informações completas; localização correta do imóvel, entre outros.
janeiro

3. O mercado está se (re)aquecendo

Em 2014, foram expectativas em relação ao impacto da Copa do Mundo e das Eleições, em 2015 vieram as incertezas devido à recessão econômica e as restrições ao financiamento imobiliário. Passamos por dois anos de diminuição de negócios, com os potenciais clientes levando mais tempo para tomar uma decisão ou receosos em assumir novos custos em seu orçamento.
A demanda por imóveis, entretanto, não deixou de existir. As pessoas continuam precisando de um novo local para morar, seja por motivo de casamento, crescimento da família, saída da casa dos pais ou mudança de cidade. E esses negócios que ficaram “adormecidos” durante algum tempo devem se concretizar em 2016.
Pesquisa realizada pelo VivaReal com pessoas que estão ativamente buscando imóveis para compra, mostra que 36% delas pretende fechar negócio até março. No total, até o final do 1º semestre serão 54% dessas pessoas comprando seu novo lar.

4. Muitos de seus concorrentes estarão de férias

Muitos corretores que trabalham de forma autônoma aproveitam janeiro para tirar férias, assim como muitas imobiliárias reduzem suas equipes e até mesmo seus anúncios neste período do ano. Este é um excelente motivo para você aproveitar ao máximo o primeiro mês do ano para divulgar seus imóveis na internet. Além da chance de receber muito mais contatos, você terá uma concorrência menor para seus imóveis!
Não seja o corretor de imóveis que responde as dúvidas dos interessados que entram em contato em janeiro apenas no mês seguinte. Muito menos aquele que deixa para começar a anunciar seus imóveis apenas em fevereiro. Você certamente irá perder oportunidade de negócio!

Garanta em janeiro que seu ano tenha muitos negócios fechados

anuncio de imoveis
Não podemos negar que o momento econômico do Brasil não é bom. Incertezas políticas, possibilidade de impeachment, alta de inflação e restrições de crédito certamente tiveram algum impacto em seus negócios em 2015.
Mas você com certeza quer ter melhores resultados em 2016, não é mesmo? Para começar com o pé direito, você não pode diminuir seus esforços em janeiro. Separamos aqui alguns motivos que você deve ter em mente para aproveitar este mês da melhor forma possível!
  • Em média, uma pessoa leva 1 mês para escolher um imóvel para aluguel. Ou seja, uma pessoa que começar a procurar imóvel em janeiro, certamente fechará negócio logo no final do mês ou, no máximo, início de fevereiro.
  • Para venda, este tempo é maior. Um comprador considera ideal levar 6 meses desde o início da procura até a assinatura do contrato para aquisição de um imóvel. Garanta que você não irá perder oportunidade de fechar negócio com esse alto número de interessados, que pode garantir vendas para você até o mês de agosto.
  • Pesquisas mostram que o primeiro corretor a atender um interessado em comprar um imóvel tem 238% mais chances de fechar negócio que os outros, desde que seu atendimento seja de ótima qualidade. Já pensou se tornar “O corretor” para vários desses interessados que começam a procurar um novo lar em janeiro? Faça um atendimento imediato e atencioso para os contatos recebidos e suas chances serão enormes!
  • Garanta sua presença na internet: Não apenas em janeiro, mas em todos os meses, suas chances de dar visibilidade aos seus imóveis aumentam muito se você estiver apostando nos locais certos para seus anúncios. Se você ainda não anuncia em um portal, recomendamos que você entenda porque portais imobiliários são o melhor lugar para investir.
fonte vivareal

Nenhum comentário:

Postar um comentário